12 de out. de 2010

O Beijo

Achei curioso escrever sobre algo que eu gosto muito. Beijo. 
Quem aqui não da tudo por um beijo bem dado, por aquela pegada, pelas mordidinhas no pescoço e aquele olhar safado.. 
Bom, eu gosto e pesquisei sobre. Vamos la!?







Dia do beijo
Dia 13 de abril é dia do beijo, no Brasil. 


Beijo de Língua: Portugues Brasileiro

Linguado: Portugues Europeu.

O Beijo de Língua, tambem é conhecido como beijo francês, o próprio nome ja diz tudo, pois teve origem na frança.


Historiadores não sabem ao certo quando surgiu o beijo. Existem documentos escritos na India, de 1500 A.C, parecem descrever pessoas se beijando. O que não significa que ninguem não tenha se beijado antes, é claro. Talvez, escritores e artistas podem ter achado o beijo, algo intimo e pessoal demais para ser descrito em suas obras.

Há um poema Indiano que descreve o beijo nos labios, como uma demonstração afetiva.

Roma:

Na Roma antiga, os casais ficavam noivos beijando-se apaixonadamente na frente de um grupo de pessoas. Essa é, provavelmente, uma das razões pelas quais os casais modernos se beijam ao final de cerimônias de casamento.

Além disso, embora a maioria das pessoas pense que somente cartas de amor são "seladas com um beijo", os beijos foram utilizados para selar contratos jurídicos e comerciais.

Na Igreja:

O beijo também teve sua função nos primórdios da Igreja Cristã. Os cristãos com freqüência se cumprimentavam com um osculum pacis, ou beijo sagrado. 

De acordo com essa tradição, o beijo sagrado causava uma transferência de espírito entre as duas pessoas que se beijavam. 
A maioria dos pesquisadores acredita que o objetivo desse beijo era estabelecer vínculos familiares entre os membros da igreja e fortalecer a comunidade. 

Até 1528, o beijo sagrado era parte da missa católica. No século XIII, a Igreja Católica o substituiu por um cumprimento de paz.

Porque sera neh!

Mas nem todos os beijos são felizes. Obras da literatura como "Romeu e Julieta" descreveram beijos como "perigosos" ou "mortais" quando compartilhados com as pessoas erradas. 

Vejamos um bom Exemplo:





O beijo de Judas
 

Um dos beijos mais famosos do mundo ocidental foi o beijo de Judas Iscariotes usado para trair Jesus antes da crucificação. Esse beijo teve forte influência sobre as práticas espirituais cristãs. Grupos da igreja logo omitiram o beijo sagrado, ou se abstiveram por completo de beijar na Quinta-Feira Santa. A Quinta-Feira Santa é a quinta antes da Páscoa e o dia utilizado para comemorar a Última Ceia, após a qual Judas traiu Jesus nos Jardins do Getsêmani.






Anatomia de um Beijo
 

Não importa quem você está beijando ou por quê, o beijo depende de um músculo, o orbicular, que fica ao redor da parte exterior da sua boca. Seu orbicular é que modifica o formato de sua boca enquanto você fala e contrai seus lábios no momento do beijo. 

Ainda assim, o Orbicular não é o unico responsavel pela sua desenvoltura no momento do beijo, existem outros músculos no rosto e na cabeça que exercem sua função em um beijo mais envolvente. Por exemplo:

  • vários músculos movimentam seus lábios. O zigomático maior, o zigomático menor e o elevador do lábio superior movem o lábio superior e os cantos da boca para cima. O depressor do lábio inferior e o depressor do ângulo da boca movem os cantos da boca e o lábio inferior para baixo
  • para abrir a boca, os pterigóideos laterais atuando ao mesmo tempo, movem o maxilar inferior (queixo ou mandíbula) para baixo abrindo a boca. O masseter, o temporal e o pterigóideo interno fecham a boca; 
  • vários músculos, o genioglosso, o estiloglosso, o palatoglosso e o hioglosso movimentam sua língua quando você a usa.


 Viu só?! E não acabou ai. Quando você beija, sabe que as sensações envolvidas não se limitam à boca. O nervo facial transmite impulsos entre o cérebro e os músculos, pele do rosto e língua. Enquanto você beija, ele transmite mensagens dos lábios, língua e rosto para o cérebro para informar o que está acontecendo. O cérebro, por sua vez, responde ordenando que seu corpo produza:

  • oxitocina, que ajuda as pessoas a desenvolverem sentimentos de vínculo, devoção e afeto entre si;

  • dopamina, que exerce sua função no processo cerebral das emoções, prazer e dor; 

  • serotonina, que afeta o humor e os sentimentos;   
  • adrenalina, que aumenta a freqüência cardíaca e desempenha uma função na resposta de estresse agudo do corpo;

    Quando você beija, esses hormônios e neurotransmissores são distribuídos pelo corpo. Junto com a endorfinas, eles produzem a euforia que a maioria das pessoas sente durante um bom beijo. Além disso, sua freqüência cardíaca aumenta e os vasos sangüíneos se dilatam para que seu corpo receba mais oxigênio do que quando você está parado. Você também consegue sentir o cheiro da pessoa que está beijando. 

    Dicas Práticas para Beijar:

    Beijo Sem Lingua:
    Este beijo não deve se limitar a lábios contra lábios: brinque com eles, prenda um dos lábios de seu casal com os seus, beije-o, passe-o por todo seu rosto, suas bochechas, sua testa, suas pálpebras... Use a imaginação.

    Mordisque:
    Introduza a língua na boca de seu parceiro e mordisque com suavidade seus lábios, pressionando um pouco, de modo que o beijo se transforme em uma leve mordida.

    Sugue:
    Se quiser levar até o fim este tipo de carícia, sugue a língua de seu casal até que sinta que todo seu corpo se sente implicado na carícia.

    20 Coisas que destroem o Beijo!

    1) Fiapos de Couve. Não nos dentes da frente, que da pra ver e avisar antes, mas aquele grudado no canino, que você só descobre quando sente que ja passou para sua boca.

    2) O cheiro de creminho emprestado da avó, com o qual a menina besuntou o rosto minutos antes do encontro.

    3) Respiração artificial quem faz é salva-vidas. (oh god). Antes de aprender a respirar e beijar ao mesmo tempo, o negócio é prender o ar para não joga litros de co² na cara do outro.

    4) Nariz frio é aflitivo. Ja basta o do cachorrinho dela(e) cheirando sua canela todo dia.

    5) Baton demais, que borra a sua cara e quando você vai olhar no espelho ficou parecendo a Courtney Love.



    6) Achar que boca é o unico lugar. Descer pelo pescoço (sem deixar marcas) é altamente recomendado.

    7) Mãozinha gelada deslizando nas costas quentes. Uma vez ou outra é bom, mas todo dia...

    8) Ela tropeça no salto e bate os dentões nos seus labios, que começam a sangrar.

    9) Telefone celular ligado. Pior ainda é parar para atender.

    10) Língua dura, lábios secos, olho aberto. Cruzes, não custa nada relembrar neh.

    11) Deixar o olho aberto é assustador. Você vai dar uma espiada e o parceiro (a) ta la reparando em tudo.

    12) Línguinha de cobra. Sabe aquela pessoa tímida até na lingua? Ai coloca e tira rapido da boca aquela coisa dura, tensa que não deixa o beijo se desenvolver..


    13) Linguão de vaca. Tem menina(o) tão gulosa(o) que lambe os dentes da frente e de tras, obturações.. Poxa, menos neh..

    14) Saliva demais é nojento. Eca!

    15) Passar tanto a mão que parece que o beijo acontece porque as bocas ficam na mesma altura.

    16) Rebolar feito Globeleza e ficar no esfrega-esfrega..

    17) Deixar os braços pendurados como dois pesos mortos em volta do nosso corpo..

    18) Ter gosto de cinzeiro. Fumou, lava a boca e chupa bala. Ou só chupa bala. Halls preto resolve teu problema..

    19) Gosto de cinzeiro não bastou, ainda vem com gosto de cerveja. Pow... ai não da.

    20) A incompetencia é seu sobre nome, Vem o gosto de cinzeiro, coxinha, bacalhau, o café da manha, mais a pasta de dente.. non rola.. isso detona o beijo.




    Pense nisso, e depois é só treinar e seguir esses conselhos basicos e beijar aquele gatinho(a) que tanto lhe agrada!.


     
    Kisus!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Ola, agradeço sua dedicação e atenção. Espero ter gostado e espero que volte sempre. Beijos e que você abençoado seja.